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História da Semana: Thomas Edison


Após os irmãos Lumière terem conseguido projetar o primeiro filme da história, eles não acreditaram no potencial comercial e não patentearam o cinematógrafo. Para eles, a única função que teria seria a de "registro" das coisas, sem interesse narrativo aparente. Quem percebeu o contrário foi o americano Thomas Edison (1847-1931), que já tinha tentado dar o pontapé inicial ao Cinema com seu cinetoscópio em 1891 (mas ele não projetava as imagens), o qual ele reprojetou baseando-se no aparelho dos Lumière e patenteou a utilização do mesmo nos EUA. Por esse motivo, no início do Cinema, todas as produções deviam pagar royalties a Edison. Esse é um dos grandes motivos para o Cinema ter um maior impulso inicial nos EUA, sendo ainda o maior Cinema no mundo, tanto pelo valor histórico como comercial. O cameraman de Edison foi quem se destacou nesse início do Cinema americano. Estou falando de Edwin S. Porter (1870-1941) que fez o primeiro filme com montagem e estrutura narrativa para o Edison Studios, "Life of an American Fireman" (1903), um curta de 06 minutos sobre o resgate de uma mulher e uma criança de um prédio em chamas. Era o início de uma longa e bela história, a do Cinema Americano.

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