top of page

Quadro da Semana: "O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford"


“O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford” (“The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford”, 2007)


Diretor de Fotografia: Roger Deakins

Diretor: Andrew Dominik

Após o exuberante estímulo de ontem, com as novas imagens que o trailer de “Blade Runner 2049” nos trouxe, essa semana devia ser dele: Roger Deakins. Um dos melhores diretores de fotografia da atualidade, ele certamente é o melhor dos que ainda não tiveram reconhecimento pela Academia.

Em seu histórico já despontam 13 indicações ao Oscar, sendo a primeira delas por “Um Sonho de Liberdade” (“The Shawshank Redemption”, 1994) e a última por "Sicario - Terra de Ninguém" (“Sicario”, 2015). Sua maior chance recente de vitória veio por "007: Operação Skyfall" ("Skyfall", 2012), filme que ganhou dois Oscars, mas viu o prêmio de fotografia vencedor do sindicato da categoria ir para a também merecedora fotografia de Claudio Miranda em "As Aventuras de Pi" ("Life of Pi", 2012).

O quadro escolhido está no meu filme preferido de Deakins, com imagens tão lindas que já deixam o filme digno de ser assistido mesmo no mudo (o que, convenhamos, não deve ser feito para não se perder a melancólica e linda trilha sonora de Nick Cave e Warren Ellis). Nele, o personagem Jesse James (interpretado por Brad Pitt) aguarda o trem no completo breu para o assalto de sua gangue. A utilização da luz e das sombras na aproximação do trem é simplesmente primorosa!

Neste ano (o Oscar de 2008), Deakins recebeu dupla indicação na categoria, tanto por este filme como pelo grande vencedor de Melhor Filme, "Onde os Fracos Não Têm Vez" ("No Country for Old Men", 2007), o que provavelmente fez seus votos serem divididos, levando à merecida vitória de Robert Elswit por "Sangue Negro" ("There Will Be Blood", 2007).⠀

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page