top of page

Aconteceu no Oscar: Cate Blanchett


As "coincidências" que a vida reserva podem ser bem curiosas. Apenas dois dias depois do aniversário da recordista do Oscar, Katharine Hepburn, faz aniversário a atriz Cate Blanchett, que ganhou o seu primeiro Oscar como Melhor Atriz Coadjuvante em "O Aviador" ("The Aviator", 2004) justamente por interpretar a própria Hepburn (que teve um romance com Howard Hughes, o "aviador" do título). Ela completa 48 anos amanhã, dia 14 de maio.

Já com sete indicações no seu histórico, Blanchett já recebeu um segundo Oscar (foto), desta vez como Melhor Atriz, pelo filme "Blue Jasmine" (Idem, 2013), de Woody Allen. A sua assombrosa atuação no filme pontua como uma das mais memoráveis dentre as tantas performances oscarizadas nos filmes do diretor.

Em seu discurso de agradecimento, a atriz destacou a qualidade e a quantidade de atuações femininas em filmes liderados por mulheres naquele ano, culminando com a frase "O mundo é redondo, gente!" (tradução livre), com aplausos fervorosos da plateia. Com isso, ela criticava a visão dos grandes estúdios de que filmes assim não davam audiência (e, por consequência, lucro).

Dentre suas indicações, duas delas foram por interpretar uma mesma personagem, a rainha Elizabeth I nos filmes "Elizabeth" (Idem, 1998) e "Elizabeth: A Era de Ouro" ("Elizabeth: The Golden Age", 2007), apenas uma das seis vezes em que isso aconteceu no Oscar (sendo ela a única mulher da lista).

Uma verdadeira camaleoa nas telas, Blanchett teve papéis memoráveis em grandes e pequenos filmes, da trilogia "O Senhor dos Anéis" a "Carol", e muito provavelmente ainda terá muita história a escrever nos anais da Academia. Seu próximo filme de destaque será "Thor: Ragnarok" (Idem, 2017), onde emprestará seu talento para o universo cinematográfico da Marvel.⠀

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page