Aconteceu no Oscar: Cate Blanchett
As "coincidências" que a vida reserva podem ser bem curiosas. Apenas dois dias depois do aniversário da recordista do Oscar, Katharine Hepburn, faz aniversário a atriz Cate Blanchett, que ganhou o seu primeiro Oscar como Melhor Atriz Coadjuvante em "O Aviador" ("The Aviator", 2004) justamente por interpretar a própria Hepburn (que teve um romance com Howard Hughes, o "aviador" do título). Ela completa 48 anos amanhã, dia 14 de maio.
⠀
Já com sete indicações no seu histórico, Blanchett já recebeu um segundo Oscar (foto), desta vez como Melhor Atriz, pelo filme "Blue Jasmine" (Idem, 2013), de Woody Allen. A sua assombrosa atuação no filme pontua como uma das mais memoráveis dentre as tantas performances oscarizadas nos filmes do diretor.
⠀
Em seu discurso de agradecimento, a atriz destacou a qualidade e a quantidade de atuações femininas em filmes liderados por mulheres naquele ano, culminando com a frase "O mundo é redondo, gente!" (tradução livre), com aplausos fervorosos da plateia. Com isso, ela criticava a visão dos grandes estúdios de que filmes assim não davam audiência (e, por consequência, lucro).
⠀
Dentre suas indicações, duas delas foram por interpretar uma mesma personagem, a rainha Elizabeth I nos filmes "Elizabeth" (Idem, 1998) e "Elizabeth: A Era de Ouro" ("Elizabeth: The Golden Age", 2007), apenas uma das seis vezes em que isso aconteceu no Oscar (sendo ela a única mulher da lista).
⠀
Uma verdadeira camaleoa nas telas, Blanchett teve papéis memoráveis em grandes e pequenos filmes, da trilogia "O Senhor dos Anéis" a "Carol", e muito provavelmente ainda terá muita história a escrever nos anais da Academia. Seu próximo filme de destaque será "Thor: Ragnarok" (Idem, 2017), onde emprestará seu talento para o universo cinematográfico da Marvel.⠀ ⠀