História da Semana: Charles Chaplin
Charles Spencer Chaplin (1889-1977) nasceu em Londres e foi para os EUA no início da idade adulta para se tornar o ícone cinematográfico que é. Foi com o curta-metragem "O Vagabundo" ("The Tramp", 1915) que ele introduziu o seu principal personagem, cujo nome variou de um país para outro, como no Brasil, onde ficou conhecido como "Carlitos".
⠀
Com uma autonomia rara no meio do audiovisual (praticamente inexistente hoje em dia), Chaplin gozava da mesma por ser o produtor, o diretor e o ator principal de seus projetos. Trazer o mesmo personagem em repetidos filmes trouxe algo difícil no Cinema: conferir profundidade de personagem. A cada filme, o Carlitos era sempre um personagem com uma nova camada de personalidade, sempre adicionada às anteriores já expostas. Pode-se dizer, inclusive, que ele é o pai do conceito de "franquias", pelo menos em termos de personagens.
⠀
Mais importante ainda é a alcunha de pai da "comédia pastelão" (em inglês, o "slapstick"), que utiliza a fisicalidade ou corporalidade como forma de fazer rir, com uma abrangência universal e de impacto vertical (atingindo desde os analfabetos até os mais intelectuais).⠀ ⠀