top of page

História da Semana: Charles Chaplin


Charles Spencer Chaplin (1889-1977) nasceu em Londres e foi para os EUA no início da idade adulta para se tornar o ícone cinematográfico que é. Foi com o curta-metragem "O Vagabundo" ("The Tramp", 1915) que ele introduziu o seu principal personagem, cujo nome variou de um país para outro, como no Brasil, onde ficou conhecido como "Carlitos".

Com uma autonomia rara no meio do audiovisual (praticamente inexistente hoje em dia), Chaplin gozava da mesma por ser o produtor, o diretor e o ator principal de seus projetos. Trazer o mesmo personagem em repetidos filmes trouxe algo difícil no Cinema: conferir profundidade de personagem. A cada filme, o Carlitos era sempre um personagem com uma nova camada de personalidade, sempre adicionada às anteriores já expostas. Pode-se dizer, inclusive, que ele é o pai do conceito de "franquias", pelo menos em termos de personagens.

Mais importante ainda é a alcunha de pai da "comédia pastelão" (em inglês, o "slapstick"), que utiliza a fisicalidade ou corporalidade como forma de fazer rir, com uma abrangência universal e de impacto vertical (atingindo desde os analfabetos até os mais intelectuais).⠀

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page