top of page

Frase da Semana: "Antes do Amanhecer"


"Only if you find peace within yourself will you find true connection with others"


"Somente se encontrar a paz em si mesma, encontrará a verdadeira conexão com os demais"

Como uma pequena gota no oceano, essa pequena frase representa uma das inúmeras belas passagens dos três roteiros dos prováveis melhores filmes sobre o relacionamento de um casal. A conhecida "Trilogia dos Antes" foi a obra máxima de Richard Linklater, o diretor de "Boyhood - Da Infância à Juventude" ("Boyhood", 2014). Foram três filmes separados por nove anos entre eles: "Antes do Amanhecer" ("Before Sunrise", 1995), "Antes do Pôr do Sol" ("Before Sunset", 2004) e "Antes da Meia-noite" ("Before Midnight", 2013).

A frase representada acima é ainda do primeiro filme. Em uma cena em que uma florista ambulante aborda o casal na rua, Jesse (Ethan Hawke) compra uma rosa e ela oferece-se para ler a mão de Celine (Julie Delpy), concluindo com essa frase de impacto. Para aqueles que já amaram, amam ou vão amar de novo, essa trilogia consegue apertar aquelas feridas que o amor pode deixar, mas sem deixar de tentar suavizar esse gesto indiscreto.

Permitindo ver o amadurecimento dos personagens e dos atores (que também foram co-roteiristas dos dois últimos filmes), a trilogia é um exemplo raro de envolvimento do público com os personagens, haja vista a profundidade que os roteiros proveem para os mesmos, coisa que hoje em dia só se vê mais facilmente em seriados de televisão (e mesmo assim, a qualidade dos roteiros em tornar os diálogos fluidos e casuais transforma ainda mais a experiência em algo próximo ao público). Uma trilogia que vale a pena ver algumas vezes ao longo da vida (e dos relacionamentos).⠀

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page