Artista da Semana: Ian McKellen
Um rosto, uma voz, um ícone. Em celebração ao seu aniversário (completou 78 anos ontem, 25 de maio), o ator britânico Ian McKellen é o nosso Artista da Semana.
⠀
Veterano do teatro londrino (famoso pelas mais diversas adaptações das obras de Shakespeare), inclusive com cinco prêmios Olivier (o "Oscar" do Teatro britânico) e um prêmio Tony (a versão americana), o ator ganhou fama internacional por seus papéis no Cinema na década de 90, mas o status de estrela veio nos anos 2000, após integrar as equipes de sagas como "X-Men" (o primeiro em 2000) e "O Senhor dos Anéis" (2001-2003). Seu trabalho mais recente foi a dublagem do personagem Horloge na versão live-action de "A Bela e a Fera" ("Beauty and the Beast", 2017), onde exibe seu talento ao conferir uma voz igualmente imponente e medrosa ao personagem.
⠀
Com apenas duas indicações ao Oscar na carreira, ele esteve bem próximo da vitória em "O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel" ("The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring", 2001) após ter levado o SAG (Screen Actors Guild), o prêmio do sindicato de atores, mas viu seu favoritismo não ser concretizado com a premiação de seu conterrâneo Jim Broadbent como melhor ator coadjuvante pelo filme "Iris" (Idem, 2001).
⠀
Sua outra indicação foi na categoria principal, pelo papel de James Whale em "Deuses e Monstros" ("Gods and Monsters", 1998), um antigo diretor gay que se apaixona pelo jardineiro mais novo. Assumidamente homossexual (desde 1988), o ator é engajado com a causa LGBT, apoiando diversas atividades, assim como fazendo questão de interpretar papéis como esse. Não é incomum vê-lo no Twitter atraindo mais atenção à causa. Esperamos vê-lo em muitos filmes ainda! ⠀