KinoNews: Os vencedores do 70° Festival de Cannes
Foram anunciados hoje os vencedores do 70º Festival de Cannes. O filme "The Square", do diretor sueco Ruben Östlund, levou o maior prêmio, a Palma de Ouro de Melhor Filme. Outros dois prêmios considerados como "2º e 3º lugares" são o Grand Prix e o Prêmio do Júri, que foram respectivamente para o francês "BPM (Beats Per Minute)" e para o russo "Loveless".
⠀
A americana Sofia Coppola levou o prêmio de melhor diretora pelo filme "O Estranho que Nós Amamos" ("The Beguiled"), segunda vez na história que o prêmio foi para uma mulher (a outra vez foi para a soviética Yuliya Solntseva, diretora do filme "Chronicle of Flaming Years" em 1961).
⠀
Joaquin Phoenix e Diane Kruger foram os melhores ator e atriz do Festival, pelos filmes "You Were Never Really Here" (da britânica Lynne Ramsey) e "In the Fade"/"Aus dem Nichts" (do alemão Fatih Atkin), respectivamente.
⠀
Como surpresas da premiação, houve tanto um incomum empate na categoria de Roteiro, premiando os filmes "The Killing of a Sacred Deer" (dos gregos Yorgos Lanthimos e Efthimis Filippou) e "You Were Never Really Here", como um prêmio especial para Nicole Kidman pela sua aparição em quatro projetos no Festival.
⠀
Um destaque importante foi o prêmio "France 4 Visionary Award” que o nosso "Gabriel e a Montanha", do diretor carioca Fellipe Barbosa, recebeu há dois dias no Critic's Week. Tal prêmio, entregue ao diretor, foi pela obra “que mostra a paixão e o entusiasmo de um novo talento da indústria cinematográfica”.
⠀
Fonte: variety.com⠀ ⠀