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História da Semana: O "semiólogo do cinema" Christian Metz


Vários outros teóricos estudaram formas de avaliar o cinema enquanto arte, mas não foram tão difundidos como Stroheim, Eisenstein e Bazin. Um deles foi Christian Metz (1931-1993), teórico francês que ficou conhecido como o "semiólogo do cinema" por aplicar as teorias da semiologia de Ferdinand de Saussure ao Cinema. Autor de livros como "A Significação no Cinema" (1972), e "O Significante Imaginário - Psicanálise e Cinema" (1977), de forma geral ele descreveu as funções de cada elemento do cinema, tais como a imagem, os traços gráficos, o discurso gravado, a música gravada, os efeitos sonoros gravados, entre outros. Sem querer guiar o que o filme quer dizer ou transmitir, seus textos apenas queriam categorizar as leis que governam o ato cinematográfico, encarado como algo metódico ou científico. Como revela o título de um dos livros acima, ele aplicou conceitos da psicologia de Sigmund Freud e da teoria do estádio do espelho de Jacques Lacan no cinema. Ele afirmou que "a razão para os filmes serem populares reside na sua habilidade de ser tanto um reflexo imperfeito da realidade quanto um método para mergulhar no estado de sonhos inconsciente" (tradução livre).

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