História da Semana: O coibidor domínio e a inevitável queda do "Edison Trust"
A criação do Universal Studios por Carl Laemmle foi uma das formas encontradas para fazer frente às limitações da Lei dos Royalties que Thomas Edison (foto) criou. Se não agradava os independentes, até sócios da Edison Pictures foram embora em direção à costa oeste, onde ficariam mais distantes da fiscalização e mais perto da fronteira do México (onde poderiam esconder os materiais em caso de urgência). Alguns deles ajudaram na criação do primeiro grande estúdio com Laemmle. ⠀ Na costa leste, não dava para competir com a Motion Pictures Patents Company (MPPC), também conhecida como "Edison Trust", praticamente monopolizando a produção local desde sua criação em 1908. A migração de produtores independentes para Hollywood foi um dos grandes motivos que enfraqueceram o poder da MPPC. Outro motivo foi justamente o da diminuição da produção local, com domínio das produções estrangeiras, com a França sozinha dominando praticamente 50% do "market share". ⠀ Em 1912, o próprio governo ameriano apresentou a "Antitrust Law" que contribuiu para o fim do poder da MPPC, considerando algumas de suas ações como ilegais, sendo encerrada oficialmente em 1918. Com a abolição da lei, não havia mais patentes para Thomas Edison, mas apenas os impostos regulares das leis americanas. Isso permitiu que a produção cinematográfica finalmente ficasse mais livre para sua guinada dos anos 20. ⠀