História da Semana: O papel de Irving Thalberg no domínio americano do Cinema mundial
Uma figura essencial para o fim da era dos "diretores-estrela" foi o produtor Irving Thalberg (1899-1936). Ele foi um dos produtores que determinaram os cortes da exagerada metragem "nada comercial" do "Ouro e Cobiça" (1924) de Erich von Stroheim (já comentado aqui no Kinogram), dando a palavra final à produção e não à direção. Era uma das prerrogativas do "Studio System", que passaria a vigorar aos poucos e é o que impera em Hollywood até hoje. ⠀ Dentre elas, cabia aos produtores definir o tempo de filmagem, ter a palavra final no casting (escolha do elenco) e delegar os estouros do orçamento sob responsabilidade de quem o estourou. Afinal, o Cinema é um negócio e os lucros têm que aparecer. Daí veio a criação de um "circuito exibidor" que ajudou a aumentar o retorno financeiro numa época em que não havia pirataria ou o imediatismo das redes sociais. ⠀ Thalberg defendeu que os lançamentos aconteceriam primeiro nas grandes cidades. Com o burburinho, elas chegariam nas cidades médias e nas grandes cidades do exterior num segundo momento. Caso mantivessem o interesse (e, claro, lucros), chegariam nas pequenas cidades e nas médias cidades do exterior num último momento. Era o início do domínio americano no Cinema mundial. ⠀