top of page

Indicados a Melhor Filme: "O Destino de uma Nação"


Minha classificação dos indicados a Melhor Filme em contagem regressiva para o Oscar

9. O Destino de uma Nação (Darkest Hour / Dir.: Joe Wright)

Antes de assistir a um filme, cada pessoa leva consigo as lembranças quanto à equipe de produção ou, mais facilmente, aos atores, o que sempre vai afetar de alguma forma na recepção daquela nova obra. Digo isto porque eu simplesmente adoro os filmes de Joe Wright, como “Orgulho e Preconceito” (2005) e “Desejo e Reparação” (2007), e ver um filme seu indicado ao Oscar é algo que agrada a minha admiração pessoal pelo diretor.


No entanto, por mais que a produção seja impecável na reconstrução de época, no figurino e na trilha sonora de Dario Marianelli, o roteiro acabou se revelando o ponto fraco do belo “pacote”. Ao investir pesadamente (com razão) no renomado personagem principal, a representação dos outros personagens chega a ser decepcionante, imaginando como cada um poderia ter sido melhor trabalhado (principalmente a esposa, Clemmie, cujas cenas soam, às vezes, descartáveis).


De toda forma, sua não merecedora indicação a Melhor Filme reflete não apenas o reconhecimento da vistosa produção, como também sacramenta a admiração pela monstruosa atuação de Gary Oldman. Nosso vencedor virtual no próximo domingo, o ator não desaparece apenas por debaixo da elogiosa (e provavelmente oscarizada) maquiagem; com seu eficaz trabalho de composição de voz e de postura corporal, ele ressuscita Winston Churchill bem à frente dos nossos olhos.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page