Indicados a Melhor Filme: "Trama Fantasma"
Minha classificação dos indicados a Melhor Filme em contagem regressiva para o Oscar
⠀
5. Trama Fantasma (Phantom Thread / Dir.: Paul Thomas Anderson)
⠀
Quando comentei “O Destino de uma Nação”, eu citei que sempre levamos algo que já conhecemos de um diretor para o seu próximo filme. O que tem de mais genial em Paul Thomas Anderson é que nunca podemos contar com isso, pois ele sempre nos leva a dimensões diferentes em cada nova obra. Nesse seu último (e primoroso) filme, o que ele faz com as nuances entre o amor e a obsessão é simplesmente arrebatador.
⠀
Contando com atuações precisas e elogiáveis dos três principais personagens (e devo dizer que a indicação surpresa de Lesley Manville como Atriz Coadjuvante foi um dos melhores acertos que vi nos últimos anos), o roteiro do próprio Anderson, que não mede esforços para conferir multidimensionalidade a cada um deles, permite uma despedida em grande estilo para o excepcional Daniel Day-Lewis, que anunciou este como seu último trabalho na carreira.
⠀
Costurando a trama com a envolvente trilha sonora de Jonny Greenwood (o guitarrista da banda Radiohead), ela parece às vezes exorcizar os afetos e as tensões entre os personagens. Com a beleza do figurino criado por Mark Bridges para o portfólio do personagem principal, sua obsessão pelo que faz fica ainda mais palpável, contribuindo para a linguagem visual da condução da atípica história de amor de Reynolds (Day-Lewis) e Alma (Vicky Krieps, formidável), digna da assinatura de um dos melhores cineastas da atualidade.
⠀