top of page

Indicados a Melhor Filme: "Corra!"


Minha classificação dos indicados a Melhor Filme em contagem regressiva para o Oscar

1. Corra! (Get Out / Dir.: Jordan Peele)

No fim de semana do Oscar 2017, estreava nos cinemas americanos mais um filme de terror do estúdio Blumhouse, em meio a um contexto de sucesso recente no Festival de Sundance e críticas bastante positivas. Tornando-se um sucesso inesperado de público (é a segunda maior bilheteria dos indicados na categoria, com US$ 176 mi nos EUA), o amor pelo filme de Jordan Peele em sua estreia na direção manteve-se até a temporada de premiações e acabamos vendo-o ser apontado como o melhor do ano em mais círculos de críticos americanos do que qualquer outro filme.

Utilizando uma história aparentemente simples de terror, cujas entrelinhas exibem um medo psicológico coletivo que envolve algo que já não devia mais ser fonte do mesmo (o racismo), a genialidade da obra reside justamente nas analogias que o tema executa com a realidade em meio à permissividade fantasiosa dos filmes do gênero. Em uma mistura de “Adivinhe Quem Vem Para Jantar?” (1967) com “As Esposas de Stepford” (1975), Peele faz muito mais do que apenas reimaginar suas tramas para a construção de um suspense arrebatador e original.

Contando com uma montagem precisa e um elenco homogeneamente eficiente que juntos contribuem para a construção da tensão crescente da trama (com especial destaque para os “pais da namorada” Catherine Keener e Bradley Whitford), a merecida indicação de Kaluuya ao Oscar de Melhor Ator foi um dos meus maiores prazeres da lista de indicações. Aliás, não duvidemos de que o grande maestro do filme (Peele) é quem merece o reconhecimento e os elogios por esta obra tão representativa em seu tema e em seu Cinema, que pode ser perfeito em qualquer um de seus gêneros.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page