top of page

Indicados a Melhor Filme: "Me Chame Pelo Seu Nome"


Minha classificação dos indicados a Melhor Filme em contagem regressiva para o Oscar

2. Me Chame Pelo Seu Nome (Call Me By Your Name / Dir.: Luca Guadagnino)

Como sair ileso desta inesquecível experiência cinematográfica? Um dos melhores filmes deste ou de qualquer ano, a bela história de amor e de autodescoberta dirigida pelo diretor italiano Luca Guadagnino é irrepreensível. “Roubado” de uma indicação na categoria de Melhor Direção, ele parece aproveitar cada quadro do filme para acrescentar alguma camada de valor e sentimento para as experiências dos personagens; um apurado exercício da velha máxima de “contar uma história com imagens”.

Muito além de apenas um conto de romance entre um adolescente (Elio) e um estudante universitário (Oliver) em pleno verão italiano, o roteiro de James Ivory (já vencedor da categoria de Roteiro Adaptado) é impecável ao não negligenciar os personagens secundários, que podem viver suas próprias histórias de relacionamentos sem destoar do tema central do filme (muito pelo contrário, elas inclusive contribuem ainda mais para o mesmo), que é a avassaladora e surpreendente força do amor (em suas variadas formas).

Um de seus maiores trunfos é certamente a escalação de Timothée Chalamet para o papel do jovem Elio. A espontaneidade e a fluidez de sua composição permitem que o espectador tenha uma empatia quase automática, expressando muito mais do que palavras apenas com o olhar em vários momentos-chave do filme. Certamente merecedor do prêmio de Melhor Ator, é uma relativa “pena” que Gary Oldman esteja tão avassalador (com mérito) que suas chances sejam praticamente nulas no próximo domingo – o que não diminui em nada o brilho de sua performance atemporal.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page