"Corra!" vence o Independent Spirit Awards
⠀ Como de praxe, na véspera do Oscar sempre temos o Independent Spirit Awards, a premiação dos filmes independentes. Havia uma máxima de que a vitória aqui era o “beijo da morte” para o domingo, ou seja, o Oscar de Melhor Filme “já era”. No entanto, essa tradição mudou completamente com as vitórias seguidas de “12 Anos de Escravidão”, “Birdman”, “Spotlight” e “Moonlight” nos últimos 4 anos nas duas premiações.
⠀
Com isso, será que temos aqui no nosso detentor do Oscar de Melhor Filme? Quem saiu vencedor foi “Corra!”, que além do prêmio de Melhor Filme, também levou o de Melhor Direção para Jordan Peele. O prêmio de Roteiro foi para Greta Gerwig pelo seu “Lady Bird – A Hora de Voar”, podendo surpreender amanhã na disputada categoria de Roteiro Original.
⠀
Nas categorias de atuação, nenhuma novidade em relação às vitórias de Frances McDormand e Sam Rockwell por “Três Anúncios para um Crime” (que curiosamente não concorria a Melhor Filme aqui) e Allison Janney, mas temos uma vitória muito comemorada de Timothée Chalamet como Melhor Ator por “Me Chame Pelo Seu Nome”, já que o filme de Gary Oldman não se enquadrava para esta premiação.
⠀
Destaca-se ainda o prêmio de Montagem para Tatiana S. Riegel por “Eu, Tonya”, que alguns acreditam que pode ser uma surpresa amanhã, caso “Dunkirk” e “Em Ritmo de Fuga” dividam os votos na categoria. O injustiçado “Mudbound – Lágrimas sobre o Mississipi” levou o prêmio Robert Altman de Melhor Elenco.
Segue a lista completa de vencedores:
MELHOR FILME: Corra!
MELHOR DIREÇÃO: Jordan Peele, Corra!
MELHOR ATOR: Timothée Chalamet, Me Chame Pelo Seu Nome
MELHOR ATRIZ: Frances McDormand, Três Anúncios para um Crime
MELHOR ATOR COADJUVANTE: Sam Rockwell, Três Anúncios para um Crime
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE: Allison Janney, Eu, Tonya
MELHOR ROTEIRO: Lady Bird - A Hora de Voar
MELHOR ROTEIRO DE ESTREIA: Doentes de Amor
MELHOR FOTOGRAFIA: Me Chame Pelo Seu Nome
MELHOR MONTAGEM: Eu, Tonya
MELHOR FILME INTERNACIONAL: Uma Mulher Fantástica
MELHOR DOCUMENTÁRIO: Visages, Villages
MELHOR PRIMEIRO FILME: Ingrid Goes West
PRÊMIO JOHN CASSAVETES: Life and Nothing More
PRÊMIO ROBERT ALTMAN: Mudbound - Lágrimas sobre o Mississipi