História da Semana: As Vanguardas Europeias (Parte 1)
Vamos voltar um pouco do olhar de nossas histórias para o Cinema Europeu. Depois de seu nascimento na França em 1895 (com os irmãos Louis e Auguste Lumière), o Cinema no continente passou por uma baixa importante com a 1ª Guerra Mundial (1914-1918, foto), durante a qual, por exemplo, o Cinema americano encontrou um caminho mais fácil de expansão por suas salas.
⠀
Neste contexto de uma Europa em recuperação, surgem movimentos no Cinema que foram chamados de "Vanguardas Europeias". Ainda com aquela velha questão sobre o "caráter de arte" presente ou não no Cinema, alguns desses movimentos buscaram incorporar conceitos das artes plásticas para uma melhor definição da mesma.
⠀
Dentre os movimentos, o Dadaísmo, o Abstracionismo, a Escola Nórdica e o Surrealismo foram os que tentaram se alimentar de tais conceitos, com resultados distintos entre si. O mais importante movimento da época, o Expressionismo Alemão, acabou sendo diferente dos outros nesta questão, por não se basear em artes vigentes. Nas próximas semanas, falaremos mais sobre cada um deles.