top of page

História da Semana: As Vanguardas Europeias (Parte 1)


Vamos voltar um pouco do olhar de nossas histórias para o Cinema Europeu. Depois de seu nascimento na França em 1895 (com os irmãos Louis e Auguste Lumière), o Cinema no continente passou por uma baixa importante com a 1ª Guerra Mundial (1914-1918, foto), durante a qual, por exemplo, o Cinema americano encontrou um caminho mais fácil de expansão por suas salas.

Neste contexto de uma Europa em recuperação, surgem movimentos no Cinema que foram chamados de "Vanguardas Europeias". Ainda com aquela velha questão sobre o "caráter de arte" presente ou não no Cinema, alguns desses movimentos buscaram incorporar conceitos das artes plásticas para uma melhor definição da mesma.

Dentre os movimentos, o Dadaísmo, o Abstracionismo, a Escola Nórdica e o Surrealismo foram os que tentaram se alimentar de tais conceitos, com resultados distintos entre si. O mais importante movimento da época, o Expressionismo Alemão, acabou sendo diferente dos outros nesta questão, por não se basear em artes vigentes. Nas próximas semanas, falaremos mais sobre cada um deles.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page