top of page

História da Semana: As Vanguardas Europeias (Parte 3)


Por mais que tenha sido iniciado por Louis Delluc, o filme que talvez seja o mais representativo do Dadaísmo no Cinema foi o curta "Entreato" ("Entr'acte", 1924) do francês René Clair. Servindo como uma espécie de retrato do cenário avant-garde de Paris no início da década de 20, não havia nada de convencional em sua estrutura narrativa. Com apenas 22 minutos, foi utilizado um modo inédito de produção que recebeu o nome de instantaneísmo. São pessoas correndo em câmera lenta, coisas acontecendo em câmera reversa ou em telas divididas, vendo pessoas desaparecerem do nada por sobreposição de imagens. Era um trabalho de exercício do "puro Cinema", lançando mão de todos os truques de câmera que ele podia. Seu nome se deve ao fato de ter sido exibido justamente no entreato do ballet Relâche no Teatro do Champs-Élysées em Paris. Começando com um canhão que dispara em direção à tela, o diretor parece já avisar que queria agitar a plateia com seu visual excêntrico e sua narrativa absurda. Um curta praticamente obrigatório nas escolas de Cinema mundo afora.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page