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História da Semana: As Vanguardas Europeias (Parte 5)


Uma das mais conhecidas vanguardas europeias no Cinema foi o Expressionismo Alemão. Tomando emprestado o nome do movimento artístico do início da década de 10 da arquitetura e do teatro, sua corrente no Cinema foi influenciada por tal movimento exatamente ao final da devastadora I Guerra Mundial (após 1918), que jogou os alemães em um pessimismo nacional que se contrapunha aos anos de pleno avanço tecnológico no pré-guerra (o que de certa forma estimulou a mesma).

O movimento nas artes em geral tinha a premissa de apresentar o mundo de um ponto de vista subjetivo, distorcendo a visão do mesmo para evocar um humor ou uma ideia. Isso era bastante pertinente para a época em que a população alemã experimentava o horror do pós-guerra, levando o Cinema alemão a produzir muitas obras de terror, geralmente de baixo orçamento, numa época em que talvez produzia os melhores filmes no mundo.

O mais famoso exemplar desse movimento é indubitavelmente "O Gabinete do Dr. Caligari" (1920), do diretor Robert Wiene. Com cenários irreais (refletindo a chamada "geometria do obtuso" do movimento) e pouca luz (mergulhando o filme em sombras), a história do misterioso doutor que usou um sonâmbulo para cometer assassinatos ilustrava a ideia do "desastre da razão", sendo contra a valorização da racionalidade (que aparentemente jogou a nação na guerra).⠀

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