Aniversário do Kinogram: 01 ano
No dia 15 de abril de 2017, um primeiro texto sobre Walt Disney deu o pontapé inicial ao Kinogram. Sem dúvidas responsável pela introdução do Cinema na vida de muitas crianças ao longo de várias décadas, eu posso afirmar que ele (ou o seu estúdio) teve esse poder mágico na minha com "A Bela e a Fera", de 1991, até hoje a minha animação favorita.
⠀
Desde então, o Cinema foi ganhando intérpretes de carne e osso, que falavam as mais variadas línguas e representavam as mais distintas culturas, seja nos clássicos hollywodianos, em alguns exemplares de movimentos como o expressionismo alemão ou o neorrealismo italiano, ou até mesmo em títulos memoráveis do nosso rico Cinema brasileiro.
⠀
O fato é que o Cinema, uma vez que é arte, conecta o mundo através da sua linguagem visual, seja com o propósito mais rentável de entreter ou com o mais político de retratar as realidades que estão longe dos nossos olhos, criando uma paixão que é tão diferente de uma pessoa para outra quanto os filmes são entre si. Ser cinéfilo envolve compreender essas diferenças.
⠀
Por mais que o público pagante esteja cada vez menor (os recordes de bilheteria existem por causa da inflação), neste primeiro aniversário do Kinogram o desejo é o de que o Cinema persista em sua variedade, em sua qualidade e, claro, em sua humanidade, permitindo que o propósito de enaltecer o que há de melhor nele continue vivo por vários anos por aqui.
⠀
A foto representa uma montagem com as publicações mais curtidas de cada categoria diária que posto aqui (vide as categorias do site) ao longo desse 1° ano. No centro, uma especial homenagem à primeira postagem de todas).