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História da Semana: As Vanguardas Europeias (Parte 6)


Ao lado de "O Gabinete do Dr. Caligari" (1920), ou talvez alguns degraus acima, o outro filme clássico do Expressionismo Alemão é a ficção científica "Metrópolis" (1927), do diretor austríaco Fritz Lang. Sendo um dos primeiros longas-metragens do gênero (cujas filmagens demoraram cerca de 17 meses), a narrativa foi ambientada numa distopia futurista que ia de encontro com o tom pessimista do movimento (e do momento pós-guerra).

Com uma direção de arte que abusou (num bom sentido) de sets irreais e com efeitos especiais que impressionaram o público, o filme foi criticado pela sua duração inicial de 153 minutos, sendo praticamente desfigurado com versões que variaram de 83 a 116 minutos ao longo dos anos. Em 2010, após encontrarem uma cópia danificada da versão original em um museu na Argentina, foi lançada uma "versão completa" final de 148 minutos.

Levando uma mensagem de justiça social em que o "intermediador entre o cérebro e as mãos deve ser o coração", o filme traz um pouco da aversão à racionalidade que estava presente no movimento. Anos depois, relata-se que Lang teria sido convidado por um impressionado Adolf Hitler para ser o cineasta do governo (como instrumento propagandista), o que, segundo boatos, levou o diretor a ir embora para a Suíça no mesmo dia.⠀

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