História da Semana: As Vanguardas Europeias (Parte 6)
Ao lado de "O Gabinete do Dr. Caligari" (1920), ou talvez alguns degraus acima, o outro filme clássico do Expressionismo Alemão é a ficção científica "Metrópolis" (1927), do diretor austríaco Fritz Lang. Sendo um dos primeiros longas-metragens do gênero (cujas filmagens demoraram cerca de 17 meses), a narrativa foi ambientada numa distopia futurista que ia de encontro com o tom pessimista do movimento (e do momento pós-guerra).
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Com uma direção de arte que abusou (num bom sentido) de sets irreais e com efeitos especiais que impressionaram o público, o filme foi criticado pela sua duração inicial de 153 minutos, sendo praticamente desfigurado com versões que variaram de 83 a 116 minutos ao longo dos anos. Em 2010, após encontrarem uma cópia danificada da versão original em um museu na Argentina, foi lançada uma "versão completa" final de 148 minutos.
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Levando uma mensagem de justiça social em que o "intermediador entre o cérebro e as mãos deve ser o coração", o filme traz um pouco da aversão à racionalidade que estava presente no movimento. Anos depois, relata-se que Lang teria sido convidado por um impressionado Adolf Hitler para ser o cineasta do governo (como instrumento propagandista), o que, segundo boatos, levou o diretor a ir embora para a Suíça no mesmo dia.⠀ ⠀