top of page

Quadro da Semana: "Arábia"


"Arábia" (Idem, 2018)

Diretor de Fotografia: Leonardo Feliciano

Diretores: João Dumans e Affonso Uchoa

Jovens talentos do Cinema brasileiro vêm cada vez mais sendo destaque em festivais internacionais. Dois deles deram o que falar no Festival de Rotterdam após a exibição do seu “Arábia”, que voltou a ser elogiado em festivais como o de Buenos Aires (levando uma menção especial na Competição Internacional). Desde a estreia nacional no início do mês, ele tem arrancado elogios da nossa crítica e do público que frequenta as salas dos Cinemas de arte.

Sendo uma produção mineira inteiramente filmada no quarto maior estado do país, o filme marca a estreia de João Dumans na cadeira de direção (após seu elogiado trabalho no roteiro de “A Cidade Onde Envelheço”, de 2017) e a segunda assinatura como diretor de Affonso Uchoa, que já nos trouxera "A Vizinhança do Tigre" em 2016 (um documentário que porventura já trazia o estreante protagonista deste filme), sendo ambos também os talentos por trás do roteiro do filme.

Ao contar a história de um operário de uma forma tão naturalista quanto poética, o filme nos conduz pelos relatos de Cristiano (Aristides de Sousa, um operário real), dando importância às pequenas coisas que acontecem em sua vida aparentemente pobre. Sendo este um adjetivo carregado em subjetividade, ele se contrapõe à riqueza testemunhada no roteiro que assimilou experiências próprias de Aristides e de outros operários ao longo da produção.

Utilizando a música de forma narrativa (ajudando a contar histórias individuais que surgem ao longo da narrativa) e não poupando o espectador da apreciação dos belos quadros da fotografia de Leonardo Feliciano, “Arábia” cumpre seu objetivo de fazer pensar sobre a realidade daqueles trabalhadores, numa mescla entre documentário e ficção tão eficiente quanto aquela vista no igualmente envolvente “Gabriel e a Montanha” (2017), o que prova que o nosso Cinema tem tido muitos motivos para comemorar.⠀

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page