Frase da Semana: "Melancolia"
"I smile, and I smile, and I smile"
⠀
"Eu sorrio, sorrio e sorrio"
⠀
Talvez nós até tenhamos motivos para sorrir hoje ao comemorarmos os aniversários da atriz Kirsten Dunst e do escritor e diretor Lars von Trier, que trabalharam juntos no excepcional "Melancolia" (2011). Contando provavelmente com a melhor atuação da atriz em sua carreira (que tem pérolas como "Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças" e "Maria Antonieta"), é certo que sua personagem Justine enfatiza o ato de "sorrir" justamente por não encontrar, em sua depressão, reais motivos para fazê-lo.
⠀
Traçando paralelos entre a doença psiquiátrica (altamente prevalente no mundo) e o "fim do mundo" (representado no filme pela iminente colisão do planeta chamado "Melancolia" com a Terra), o filme está longe de ser um entretenimento leve. No entanto, ao unir essa temática envolvente com um trabalho de fotografia de cair o queixo em seus simbolismos, von Trier e o diretor de fotografia chileno Manuel Alberto Claro elevaram o filme a um patamar especial no Cinema deste século.
⠀
Vencedor do prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes, o filme também concorria à Palma de Ouro, justamente no ano da polêmica frase do diretor de que "entendia Hitler", o que o tornou persona non grata no Festival, não diminuindo a admiração ao filme (que levou pelo menos aquele prêmio). Este ano, surpreendentemente, o Festival voltou a abrir as portas para ele, já que seu novo filme "The House That Jack Built" vai ser exibido fora de competição.⠀ ⠀