71º Festival de Cannes: A representação feminina
Nesta terça-feira (08/05), finalmente teve início a 71ª edição do festival de Cinema mais famoso da Europa, o Festival de Cannes. Sendo o primeiro a acontecer após a deflagração do "caso Weinstein" e seus similares em Hollywood, os olhos estão voltados para um júri recheado de estrelas e presidido pela atriz australiana Cate Blanchett, contando também com as americanas Ava DuVernay e Kristen Stewart, além da francesa Léa Seydoux e da burundesa Khadja Nin (todas na foto).
⠀
É apenas a 12ª vez que uma mulher preside o júri oficial que vai escolher o vencedor da prestigiada Palma de Ouro (o equivalente a "Melhor Filme"), prêmio que só foi uma única vez para uma diretora, a neozelandesa Jane Campion, que ganhou com "O Piano" em 1993 (tornando-se a segunda a ser indicada na categoria de Direção no Oscar). Naquele ano, o prêmio foi dividido por causa de um empate com "Adeus Minha Concubina" (1993), dirigido pelo chinês Kaige Chen.
⠀
Não que a presença de Blanchett vá significar que veremos uma diretora levando o prêmio este ano, afinal, o júri está ali para apreciar os filmes da seleção oficial e escolher o que julgarem ser o melhor, uma decisão que na tela independe do gênero de seu diretor. Além disso, dos 21 filmes de tal seleção, apenas 3 foram comandados por uma diretora, o que só mostra que a declaração de Blanchett hoje, de que "mudanças não acontecem da noite para o dia", é bastante pertinente.
⠀
A lista com os 21 filmes selecionados para competir à Palma de Ouro está logo abaixo:
- "Todos Lo Saben", de Asghar Farhadi (Espanha / França / Itália) - Filme de abertura - "At War", de Stéphane Brizé (França) - "Dogman", de Matteo Garrone (Itália / França) - "Le Livre d'Image", de Jean-Luc Godard (França) - "Asako I & II", de Ruysuke Hamaguchi (Japão) - "Sorry Angel", de Christophe Honoré (França) - "Girls of the Sun", de Eva Husson (França) - "Ash is Purest White", de Jia Zhang-ke (China / França / Japão) - "Shoplifters", de Hirokazu Kore-Eda (Japão) - "Capernaum", de Nadine Labaki (Líbano / França) - "Burning", de Lee Chang-Dong (Coreia do Sul) - "BlacKkKlansman", de Spike Lee (Estados Unidos) - "Under the Silver Lake", de David Robert Mitchell (Estados Unidos) - "Three Faces", de Jafar Panahi (Irã) - "Cold War", de Pawel Pawlikowski (Polônia / França / Reino Unido) - "Lazzaro Felice", de Alice Rohrwacher (Itália / Suíça / França / Alemanha) - "Yomeddine", de Abu Bakr Shawky (Egito / Estados Unidos / Áustria) - "Leto", de Kiril Serebrennikov (Rússia)
- "Knife + Heart", de Yann Gonzalez (França)
- "The Wild Pear Tree", de Nuri Bilge Ceylan (Turquia)
- "Ayka", de Sergei Dvortsevoy (Rússia)
Fonte: lemonde.fr