História da Semana: As Vanguardas Europeias (Parte 9)
Na última semana, comentei sobre a contribuição de Fritz Lang para a estética dos filmes Noir. Aliás, tal inspiração não foi exclusivamente dele, mas sim de todo o Expressionismo Alemão, que com seu enfoque na diminuição da luz e preferência pelos contrastes fortes (que jogavam os personagens nas sombras de seus sentimentos), foi providencial para dar o tom cinematográfico para a temática dos gângsters, uma realidade aflorada após a crise de 1929 nos EUA, com aumento da criminalidade tão explorada nos filmes do gênero.
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Diretores hoje renomados como Otto Preminger, Michael Curtiz, Alfred Hitchcock e Billy Wilder assumidamente se inspiraram no movimento alemão para filmes como "Alma em Suplício" (1945), "Laura" (1944), "Sombra de uma Dúvida" (1943) e "Pacto de Sangue" (1944, na foto com o ator Fred MacMurray), de cada um deles respectivamente. Este último é considerado um dos principais exemplares do gênero, servindo de inspiração para os filmes futuros, inclusive o grande sucesso do mesmo diretor, "Crepúsculo dos Deuses" (1950).
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Não necessariamente apenas nos filmes Noir, os cenários inconvencionais e as atuações exageradas (que demonstravam sentimentos hiperbólicos) do Expressionismo Alemão continuaram a figurar em vários projetos, com destaque para as obras de Ridley Scott (seu "Blade Runner", de 1982, presta uma grande homenagem a "Metrópolis", por exemplo) e de Tim Burton (a composição de Johnny Depp para o personagem-título de "Edward Mãos de Tesoura", de 1990, é inspirada no sonâmbulo de "O Gabinete do Dr. Caligari").⠀ ⠀
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