top of page

Aconteceu no Oscar: "Marty"


Enquanto mais de 100 filmes são exibidos durante estes dias na Riviera Francesa (muitos deles de olho na chance de uma distribuição internacional), os “experts” do Oscar ficam atentos para os filmes que podem estar destinados a ganhar amor da Academia. No entanto, quando comparado com festivais como os de Toronto ou Veneza, o de Cannes é o que menos coincide com o Oscar. Por exemplo, até hoje apenas um filme ganhou a Palma de Ouro e o Oscar de Melhor Filme: “Marty” (1955).

Estrelado por Ernest Borgnine, que recebeu o Oscar de Melhor Ator das mãos da estrela Grace Kelly (foto), essa vitória aconteceu no primeiro ano que o festival usou o nome “Palma de Ouro”. De toda forma, levar o prêmio em Cannes parece ao menos aumentar as chances de uma indicação ao Oscar, seja ela na categoria de Melhor Filme ou na de Melhor Filme Estrangeiro. Foi o caso do último vencedor, o sueco “The Square - A Arte da Discórdia” (2017).

Nos últimos dez anos, filmes premiados em Cannes em outras categorias que não a Palma de Ouro, como “Bastardos Inglórios” (2009), “O Artista” (2011) e “O Apartamento” (2016), acabaram levando Oscars importantes, mas não o de Melhor Filme. Neste período, 5 “Palmas de Ouro” concorreram ao Oscar de Melhor Filme (2) ou Filme Estrangeiro (4), sendo que apenas “Amor” (2012), o único que recebeu indicação nas duas categorias, venceu o prêmio na segunda, para a Áustria.⠀

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page