Artista da Semana: Frank Capra
Em 18 de maio de 1897, nascia na Itália um dos mais celebrados diretores do Cinema Hollywoodiano do século passado. Frank Capra foi para os EUA ainda na infância e teve mais de 50 títulos no seu currículo de direção, entrando para a história da sétima arte com algumas de suas atemporais obras-primas.
⠀
Indicado 6 vezes ao Oscar de Melhor Direção, ele ainda figura na lista dos mais premiados com suas 3 vitórias (número dividido com William Wyler, mas abaixo dos 4 prêmios de John Ford). A primeira delas foi pelo clássico "Aconteceu Naquela Noite" (1934), filme que levou os 5 prêmios a que estava indicado (incluindo os de Melhor Filme, Melhor Atriz para Claudette Colbert e Melhor Ator para Clark Gable).
⠀
Dois anos depois, foi a vez dele levar o careca dourado (o único recebido pelo filme) pela direção de "O Galante Mr. Deeds" (1936). Novamente com o mesmo intervalo de duas premiações, foi por "Do Mundo Nada Se Leva" (1938) que Capra ganhou o terceiro prêmio consecutivo (em mais um vencedor de Melhor Filme).
⠀
O seu filme mais famoso foi talvez "A Felicidade Não Se Compra" (1946), pelo qual muitas pessoas devem acreditar que ele levou ao menos uma de suas estatuetas. Sendo a sua última indicação na carreira, acabou que o filme não venceu em nenhuma categoria a que estava indicado, como as de Melhor Filme e Melhor Ator para James Stewart (que divide a foto com o diretor no set de filmagem).⠀ ⠀