Aconteceu no Oscar: "Shrek"
No ano de 2001, a Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood decidiu criar uma categoria que já vinha sendo pressionada com os sucessos da década de 90: a de Melhor Filme de Animação. Neste primeiro ano, apenas três filmes receberam indicações e o vencedor acabou não sendo do estúdio que historicamente seria imaginado para essa primeira honra.
⠀
Da Nickelodeon, "Jimmy Neutron: O Menino Gênio" foi o indicado que ninguém acreditava que ia ganhar, haja vista sua inferioridade inequívoca em relação aos outros longas. Era uma imaginada briga acirrada entre a DreamWorks Animation com o enorme sucesso "Shrek" e a Disney/Pixar com o encantador "Monstros S.A.". Quem levou foi o divertido ogro verde.
⠀
O produtor Aron Warner (foto) ganhou o Oscar pelo filme, deixando a Disney de mãos abanando na categoria, mas o seu filme em si não deixou de ser reconhecido. Indicado em outras três categorias, acabou levando o Oscar de Melhor Canção por "If I Didn't Have You", do compositor Randy Newman, que ganhava finalmente depois de 14 indicações sem vitória até aquele ano.⠀ ⠀