top of page

Quadro da Semana: "O Homem que Não Estava Lá"



"O Homem que Não Estava Lá" ("The Man Who Wasn’t There", 2001)

Diretor de Fotografia: Roger Deakins

Diretores: Joel e Ethan Coen

⠀⠀

Sem dúvidas, não teve outro diretor de fotografia que já tenha aparecido mais aqui no Kinogram do que o magnífico Roger Deakins. Completando 69 anos nesta quinta-feira (24/05), esse é o seu primeiro aniversário como um “vencedor do Oscar”, após uma longa jornada de indicações sem vitória que levou os cinéfilos ao êxtase em março. O seu prêmio por “Blade Runner 2049” (2017) acabou tornando-se um evento ímpar dentro da 90ª cerimônia do Oscar, com aplausos entusiasmados de uma plateia em pé.

Com uma carreira que já conta com mais de 75 trabalhos, seu talento vai muito além de sua vitória recente ou de suas outras 13 indicações anteriores, desde a sua primeira pelo jovem clássico “Um Sonho de Liberdade” (1994). Filmes como “Uma Mente Brilhante” (2001), “A Vila” (2004), “Soldado Anônimo” (2005) e “Dúvida” (2008) podem não ter entrado na sua cota de indicações, mas são prova de que ele pode ser excelente nos mais variados gêneros cinematográficos.

Um de seus trabalhos mais peculiares é justamente o que ele uma vez comentou ser o seu favorito, pelo menos em termos de uniformidade visual. O belíssimo filme noir dos irmãos Coen de 2001 ganha esse adjetivo justamente pelo brilho da fotografia de Deakins, que realizou um sonho pessoal de filmar um filme do gênero. Por esse trabalho, ele merecidamente concorreu ao Oscar, mas não conseguiu superar o também merecedor “O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel” (2001), que era a grata surpresa de público e crítica da temporada.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page