A visibilidade dos escolhidos no Gotham Awards
Na última segunda-feira (26/11), foram anunciados os vencedores do 28º IFP Gotham Awards, um prêmio de filmes independentes que pode não ter tanta influência no Oscar por acontecer tão cedo na temporada de premiações, mas já ajuda pela visibilidade que dá aos vencedores. Após três anos coincidindo na categoria de Melhor Filme (“Birdman”, “Spotlight” e “Moonlight” em 2014, 2015 e 2016), no ano passado "Me Chame Pelo Seu Nome" não teve o mesmo destino.
⠀
De forma surpreendente, o drama faroeste "Domando o Destino", da diretora Chloé Zhao, levou o prêmio de Melhor Filme, superando os nomes mais cotados para a vitória (como "A Favorita", "First Reformed" e "Se a Rua Beale Falasse"). Digo isto porque esse filme passou por vários festivais em 2017 e até foi indicado ao Spirit Awards do ano passado, mas só estreou comercialmente de fato em abril desse ano.
⠀
A dupla de atores que saiu vencedora já vinha sendo vislumbrada desde que seus filmes receberam ótimas críticas mais cedo esse ano e seguem como promessas para o Oscar. Falo de Ethan Hawke, Melhor Ator pelo filme "First Reformed", e Toni Collette, Melhor Atriz pelo filme "Hereditário". Aquele filme também rendeu o prêmio de Melhor Roteiro a Paul Schrader, o veterano roteirista de "Taxi Driver" (1976)e "Touro Indomável" (1980).
⠀
Quem também foi bem lembrado na premiação foi a comédia dramática "Oitava Série", que rendeu o prêmio de Melhor Ator/Atriz Revelação para Elsie Fisher e de Melhor Diretor Revelação para Bo Burnham. "A Favorita", do cada vez mais interessante diretor grego Yorgos Lanthimos, recebeu o Prêmio do Júri de Elenco (Rachel Weisz, Olivia Colman e Emma Stone), enquanto o documentário "Won't You Be My Neighbor?" levou o Prêmio do Público.
⠀
Fonte: variety.com