"Roma" é o grande vencedor do 24º Critics' Choice Awards
A grande premiação dos Críticos da BFCA (Broadcast Film Critics Association) seguiu o que já vinha sendo desenhado pelos círculos de críticos de todos os Estados Unidos e coroou "Roma" como o maior vencedor do ano, com 4 prêmios: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Fotografia e Melhor Filme Estrangeiro. Alfonso Cuarón segue como favorito nas últimas três categorias no Oscar, enquanto a primeira ainda merece a ponderação do prêmio do Sindicato de Produtores antes da definição de um favorito. Os vencedores do Globo de Ouro, "Bohemian Rhapsody" e "Green Book: O Guia", não encontraram o mesmo apoio na premiação, muito embora Mahershala Ali tenha repetido sua vitória como Ator Coadjuvante pelo último.
⠀
Os atores que tinham dominado os prêmios da crítica no ano passado, Ethan Hawke ("No Coração da Escuridão") e Toni Collette ("Hereditário"), não saíram vencedores aqui e estão inclusive sendo vistos como dúvidas na lista de indicados ao Oscar. Christian Bale ("Vice") levou o prêmio de Melhor Ator (fazendo dobradinha com o de Ator em Comédia) e deixou a disputa, até então imaginada como "Rami Malek vs Bradley Cooper", ainda mais emocionante. No campo das atrizes, o empate entre Glenn Close e Lady Gaga 50 anos após o empate no Oscar entre Katharine Hepburn e Barbra Streisand não parece ser apenas uma mera coincidência. Vale dizer que não podemos descartar Olivia Colman ainda da disputa do Oscar, já que levou o prêmio de Atriz em Comédia, apenas um dos dois que o líder de indicações (eram 14!), "A Favorita", levou.
⠀
Merecem destaque os três prêmios técnicos recebidos por "Pantera Negra" (mesmo com a questionável vitória pelos Efeitos Visuais) e as duas estatuetas de "O Primeiro Homem" (Trilha Sonora e Montagem). Criticados nas indicações pela ausência de Barry Jenkins na categoria de Direção por "Se a Rua Beale Falasse", os críticos acabaram pelo menos dando a ele o prêmio de Roteiro Adaptado, que se juntou à quase unânime escolha da temporada por Regina King como Atriz Coadjuvante. Com aquele velho ditado que "crítico não vota no Oscar", encerramos a noite de hoje com a certeza de que numa temporada que ainda está aquecendo, qualquer exposição é válida.
⠀
A lista completa de vencedores encontra-se logo abaixo:
Melhor Filme: Roma
Melhor Atriz: Glenn Close, A Esposa & Lady Gaga, Nasce uma Estrela (EMPATE)
Melhor Ator: Christian Bale, Vice
Melhor Atriz Coadjuvante: Regina King, Se a Rua Beale Falasse
Melhor Ator Coadjuvante: Mahershala Ali, Green Book: O Guia
Melhor Atriz/Ator Jovem: Elsie Fisher, Oitava Série
Melhor Elenco: A Favorita
Melhor Direção: Alfonso Cuarón, Roma
Melhor Roteiro Original: No Coração da Escuridão
Melhor Roteiro Adaptado: Se a Rua Beale Falasse
Melhor Fotografia: Roma
Melhor Direção de Arte: Pantera Negra
Melhor Montagem: O Primeiro Homem
Melhor Figurino: Pantera Negra
Melhor Maquiagem e Penteado: Vice
Melhor Trilha Sonora: O Primeiro Homem
Melhor Canção Original: “Shallow”, Nasce uma Estrela
Melhores Efeitos Visuais: Pantera Negra
Melhor Filme de Animação: Homem-Aranha no Aranhaverso
Melhor Filme de Comédia: Podres de Ricos
Melhor Atriz em Comédia: Olivia Colman, A Favorita
Melhor Ator em Comédia: Christian Bale, Vice
Melhor Filme de Ação: Missão: Impossível – Efeito Fallout
Melhor Filme de Ficção Científica ou Terror: Um Lugar Silencioso
Melhor Filme Estrangeiro: Roma (México)