top of page

"Roma" é o grande vencedor do 24º Critics' Choice Awards


A grande premiação dos Críticos da BFCA (Broadcast Film Critics Association) seguiu o que já vinha sendo desenhado pelos círculos de críticos de todos os Estados Unidos e coroou "Roma" como o maior vencedor do ano, com 4 prêmios: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Fotografia e Melhor Filme Estrangeiro. Alfonso Cuarón segue como favorito nas últimas três categorias no Oscar, enquanto a primeira ainda merece a ponderação do prêmio do Sindicato de Produtores antes da definição de um favorito. Os vencedores do Globo de Ouro, "Bohemian Rhapsody" e "Green Book: O Guia", não encontraram o mesmo apoio na premiação, muito embora Mahershala Ali tenha repetido sua vitória como Ator Coadjuvante pelo último.

Os atores que tinham dominado os prêmios da crítica no ano passado, Ethan Hawke ("No Coração da Escuridão") e Toni Collette ("Hereditário"), não saíram vencedores aqui e estão inclusive sendo vistos como dúvidas na lista de indicados ao Oscar. Christian Bale ("Vice") levou o prêmio de Melhor Ator (fazendo dobradinha com o de Ator em Comédia) e deixou a disputa, até então imaginada como "Rami Malek vs Bradley Cooper", ainda mais emocionante. No campo das atrizes, o empate entre Glenn Close e Lady Gaga 50 anos após o empate no Oscar entre Katharine Hepburn e Barbra Streisand não parece ser apenas uma mera coincidência. Vale dizer que não podemos descartar Olivia Colman ainda da disputa do Oscar, já que levou o prêmio de Atriz em Comédia, apenas um dos dois que o líder de indicações (eram 14!), "A Favorita", levou.

Merecem destaque os três prêmios técnicos recebidos por "Pantera Negra" (mesmo com a questionável vitória pelos Efeitos Visuais) e as duas estatuetas de "O Primeiro Homem" (Trilha Sonora e Montagem). Criticados nas indicações pela ausência de Barry Jenkins na categoria de Direção por "Se a Rua Beale Falasse", os críticos acabaram pelo menos dando a ele o prêmio de Roteiro Adaptado, que se juntou à quase unânime escolha da temporada por Regina King como Atriz Coadjuvante. Com aquele velho ditado que "crítico não vota no Oscar", encerramos a noite de hoje com a certeza de que numa temporada que ainda está aquecendo, qualquer exposição é válida.

A lista completa de vencedores encontra-se logo abaixo:

Melhor Filme: Roma

Melhor Atriz: Glenn Close, A Esposa & Lady Gaga, Nasce uma Estrela (EMPATE)

Melhor Ator: Christian Bale, Vice

Melhor Atriz Coadjuvante: Regina King, Se a Rua Beale Falasse

Melhor Ator Coadjuvante: Mahershala Ali, Green Book: O Guia

Melhor Atriz/Ator Jovem: Elsie Fisher, Oitava Série

Melhor Elenco: A Favorita

Melhor Direção: Alfonso Cuarón, Roma

Melhor Roteiro Original: No Coração da Escuridão

Melhor Roteiro Adaptado: Se a Rua Beale Falasse

Melhor Fotografia: Roma

Melhor Direção de Arte: Pantera Negra

Melhor Montagem: O Primeiro Homem

Melhor Figurino: Pantera Negra

Melhor Maquiagem e Penteado: Vice

Melhor Trilha Sonora: O Primeiro Homem

Melhor Canção Original: “Shallow”, Nasce uma Estrela

Melhores Efeitos Visuais: Pantera Negra

Melhor Filme de Animação: Homem-Aranha no Aranhaverso

Melhor Filme de Comédia: Podres de Ricos

Melhor Atriz em Comédia: Olivia Colman, A Favorita

Melhor Ator em Comédia: Christian Bale, Vice

Melhor Filme de Ação: Missão: Impossível – Efeito Fallout

Melhor Filme de Ficção Científica ou Terror: Um Lugar Silencioso

Melhor Filme Estrangeiro: Roma (México)

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page