Curta da Semana: "O Ex-Mágico" (2016)
Nesta segunda semana da nova Tag do Kinogram, tentei suavizar um pouco o tema retratado por mais um curta brasileiro, mas falhei miseravelmente na intenção. O belo e premiado curta pernambucano “O Ex-Mágico”, uma animação escrita e dirigida por Olímpio Costa e Mauricio Nunes, pode sugerir em seu título ser um filme divertido e voltado para todas as idades, mas está longe de ser isso (o que não impede que seja plenamente apreciável).
⠀
Retratando a rotina deprimente de um antigo mágico de circo, os traços escuros e rígidos da animação já sugerem a tristeza de uma vida que parece ter tido seu encanto praticamente exaurido pelas burocracias do trabalho de um funcionário público. Se a magia do passado poderia até parecer uma escapatória nos tempos atuais (cujas obrigações são incompatíveis com ela), ela não encontra impulso suficiente para que o personagem consiga um descanso real nem mesmo em sua casa.
⠀
Baseado no conto “O Ex-Mágico da Taberna Minhota”, de Murilo Rubião, a mensagem principal que se extrai do curta é mesmo o imponente efeito do tédio sistemático na diminuição do interesse por todas as coisas, inclusive a vida. Ao perder as cores e a vivacidade das ações do dia-a-dia, parece realmente que ele começa a “morrer aos poucos” (mesmo que esteja longe de realmente partir do plano terreno), algo que pode acometer todos que deixaram seus sonhos para trás na estrada da vida.