Curta da Semana: "O Segredo dos Lírios" (2012)
Dando continuidade às homenagens ao Mês do Orgulho LGBT, o curta-metragem desta semana traz um sensível e eficiente retrato do significado do amor incondicional. O documentário "O Segredo dos Lírios" (2012) nos apresenta aos relatos de três mães sobre como foram as suas histórias pessoais com o descobrimento, alguns paulatinos e silenciosos, outros súbitos e inesperados, da homossexualidade de suas filhas.
⠀
Uma destas filhas é uma das diretoras do projeto, Brunna Kirsch. Sua mãe, Estela (que está ilustrada na foto da postagem), é aquela que toca em pontos fundamentais da reação de pais de pessoas LGBT, que passam pela fase do espanto (mesmo "já sabendo" lá no fundo), da sensação de terem errado em algo (ou mesmo que não tenham dado o amor necessário) até, finalmente, compreenderem que não há condições que mudem o amor que ali sempre existiu.
⠀
Neste sentido, esse humilde curta atinge facilmente o coração do espectador pela sinceridade dos relatos, muito embora também traga um pouco de tristeza ao, indiretamente, fazer-nos lembrar de que nem todas as pessoas conseguem tamanha receptividade em suas famílias. Quando estas passarem a enxergar mais amplamente que não há nada mais bonito que o amor, talvez a nossa sociedade possa trilhar caminhos que nos levem ao orgulho do amor - independentemente de rótulos.