Curta da Semana: "Depois De Tudo" (2008)
Este pequeno curta-metragem da década passada traz um delicado retrato do amor entre dois homens da terceira idade. Escrito e dirigido pelo cineasta fluminense Rafael Saar, "Depois De Tudo" nos apresenta a um casal (interpretado por Nildo Parente e Ney Matogrosso) que terá um dos seus aparentemente regulares encontros secretos no apartamento de um deles.
⠀
Ao contar uma história de relacionamento homoafetivo entre homens mais experientes, o curta foge um pouco do padrão de personagens tanto mais jovens quanto mais inseguros ou em processo de descoberta da sexualidade. Aqui, o foco está na intimidade, na cumplicidade, na espera pelos momentos que eles gostariam que não fossem limitados, como fica sugerido pela necessidade da despedida.
⠀
Participante de vários festivais nacionais e internacionais, a representatividade desta faixa etária em um romance LGBT ainda pode não ser tão abrangente, mas revela uma realidade que é mais frequente do que se imagina. Se a invisibilidade imposta pelas convenções sociais os esconde, pelo menos na intimidade eles sabem que podem deixar esse amor mais do que visível.