"A Vida Invisível" vai representar o Brasil no Oscar 2020
Há poucos minutos, a comissão comandada pela diretora Anna Muylaert ("Que Horas Ela Volta?") anunciou a escolha do filme "A Vida Invisível" (que teve seu título reduzido desde o Festival de Cannes, onde foi exibido como "A Vida Invisível de Eurídice Gusmão"), do diretor cearense Karim Aïnouz, como o representante oficial do Brasil na próxima edição do Oscar na categoria de Melhor Filme Internacional.
⠀
Até o ano passado chamada de "Melhor Filme Estrangeiro", o novo nome não mudou a regra de que cada país deve escolher apenas um representante, motivo pelo qual o elogiado "Bacurau", de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, que era visto como uma das duas principais opções, não poderá ser indicado na categoria.
⠀
No entanto, ambos os filmes já possuem aclamação internacional após saírem premiados do último Festival de Cannes ("Vida" com o prêmio máximo da Mostra "Un Certain Regard" e "Bacurau" com o Prêmio do Júri da Seleção Oficial) e, após estrearem nos cinemas americanos, poderão aparecer em outras categorias.
⠀
Será que voltaremos a ver um filme nacional dentre os 5 indicados na categoria após o hiato de 21 anos desde a nossa última indicação (por "Central do Brasil", de 1998)?
⠀
Programado para lançamento nacional em 30 de outubro (mas com estreia antecipada no nordeste a partir de setembro), você pode conferir o trailer do filme logo abaixo.