Personagem da Semana: Little / Chiron / Black
Apesar de receberem nomes diferentes em seus respectivos marcos temporais (infância, adolescência e idade adulta), os personagens citados nas imagens expostas representam o protagonista de "Moonlight: Sob a Luz do Luar" (2016), filme emblemático da última década pela forma sensível e poética com que lidou com temas tão sistematicamente negligenciados na história do Cinema, como a homossexualidade de pessoas negras e as repercussões psicológicas envolvidas (ou praticamente impostas) pelo racismo estrutural.
Interpretados respectivamente por Alex Hibbert, Ashton Sanders e Trevante Rhodes, os personagens enfrentam os visíveis e invisíveis efeitos do preconceito sexual e racial ao longo da trama de uma forma pouco óbvia, graças à sensibilidade com que o diretor Barry Jenkins conta a mesma. Ainda mais sedimentadas pela assombrosa trilha sonora de Nicholas Brittel e pela expressividade da fotografia de James Laxton, as situações experimentadas pelo protagonista escancaram a dificuldade com que o mesmo pode simplesmente sentir o que deveria vir de dentro de forma espontânea e sem amarras.
⠀ No entanto, a sociedade ainda representa um importante bloqueio para essa liberdade afetiva, fazendo com que cada um molde seus sentimentos de forma a se permitir vivê-los dentro do que lhes é "permitido". Se no filme podemos ter uma trajetória dolorosa que atinge um desfecho minimamente feliz, tal felicidade traz consigo as sequelas dessa contextualização, a qual não deveria ser perpetuada pela sociedade. Acreditar que esse panorama segue mudando para melhor com a ajuda daqueles que se permitem mudar faz com que seja vislumbrado um futuro sem o peso psicológico do preconceito. Será que isso será possível um dia?
O filme encontra-se disponível atualmente na @netflixbrasil. ⠀