top of page

Frase da Semana: "Batman Begins"


"It's not who I am underneath, but what I do that defines me


"Não é quem eu sou por dentro, e sim o que eu faço que me define"

Há exatos 15 anos (15 de junho de 2005), o diretor Christopher Nolan estreava o seu primeiro filme com o famoso Homem-Morcego da DC Comics. Como seu título já demonstra por si só, "Batman Begins" seria o marco inicial do que viria a se tornar uma das trilogias mais admiradas não apenas pelos fãs dos quadrinhos como também pelos apreciadores da sétima arte como um todo. Com a sombra do fracasso de "Batman & Robin" (1997) em seu encalço, esta foi devidamente afastada com a mudança do tom com que o personagem era demonstrado nas aventuras anteriores.

Não há dúvidas de que o capítulo seguinte, "Batman: O Cavaleiro das Trevas" (2008), seria o título que elevaria o patamar dos filmes de super-heróis a ponto de uma aclamação quase unânime pela crítica especializada, mas o seu antecessor já guardava seus próprios trunfos com a atmosfera sombria e mais realista. Seja pela atuação convincente de Christian Bale, seja pela trilha sonora de James Newton Howard e Hans Zimmer, ou ainda pela fotografia de Wally Pfister (que representou o filme com uma solitária indicação ao Oscar), a obra segue como uma excitante pedida para os fãs de ação e aventura.

Mantendo sua identidade sob o sigilo da máscara para poder fazer justiça com as próprias mãos, Bruce Wayne representa a revolta das pessoas que não aguentam mais o descaso (ou a corrupção) das instituições que deveriam garantir tal ordem, com a devida extrapolação fantasiosa de seu alter ego. Em certo momento do filme, ao ter seu nome real questionado por Rachel (Katie Holmes), Batman responde com a enigmática frase citada, uma que expõe o inconfundível valor das ações e não das máscaras para definir a real natureza de uma pessoa, algo com que nos deparamos diariamente no mundo das aparências.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page